Bom dia! Na semana passada prometi que colocaria aqui o passo a passo da cortina da minha cozinha e aqui está ele. Minha ideia era esconder um pouco a janela e deixar um espaço livre para colocar meus vasos.
Pensei em algumas alternativas e, numa volta pela 25 de Março (para quem não conhece, é uma rua no centro de São Paulo cheia de galerias, onde você encontra diversos materiais para artesanato, decoração, bijuterias, etc), achei esse tecido plástico, que é para usar como toalha de mesa. Resolvi usá-lo como cortina e gostei bastante do resultado:
A "toalha de mesa" que eu comprei tinha 1,40 de largura. Por isso comprei um metro e usei para fazer as duas cortinas. Eu cortei ela na metade e tirei também as rebarbas que havia (foto abaixo):
Além desse tecido, usei barbante, buchas e parafusos (bucha 5) e pregadores de madeira. Os pregadores eu pintei de três cores diferentes:
O processo é muito simples, eu furei a parede 3 cm para o lado e para cima da abertura da janela. Coloquei a bucha e dei um nó no barbante:
Eu deixei uma folga bem grande de barbante, dobrei a cortina por ele e coloquei os pregadores para segurar. Para dar um aspecto mais natural, eu deixei uma folga em alguns lugares e dobrei. É importante que o barbante fique bem tenso, para a cortina não ficar caindo. Por último, dei um nó na ponta final.
Uma dica: não dê o nó final no barbante antes de colocar a cortina. Mesmo que o seu varal esteja bem firme, ele sempre vai cair um pouco quando você colocar a cortina, por isso aconselho a dar o nó final com a cortina já montada.
Como eu tenho duas janelas na cozinha, fiz o mesmo processo nas duas:
Como esse material é plástico e impermeável, na hora de levar, é só soltar a cortina e passar um paninho molhado. O custo de projeto ficou em torno de R$ 20,00 (para as duas cortinas), é uma boa solução para cobrir uma janelinha feia sem gastar muito.
Uma ótima semana para todos!
0 Comentarios