Outro dia estava andando a pé na minha rua e encontrei uma caçamba com 3 cabos de vassoura. Fiquei tentada à pegar, mas contive meu impulso de acumuladora porque não estou precisando de nada em casa.
Muita gente descarta os cabos de vassoura, mas eles podem servir para várias coisas legais e hoje vou mostrar algumas ideias para a sua casa.
1 - Luminária
Esse projeto é da Raíssa Gerra, do perfil Mania de decoração. Ela fez essa luminária com 4 cabos de vassoura.
A primeira coisa que ela fez foi lixar a madeira dos 4 cabos. Em seguida, ela pintou todos eles com spray preto. Ela deu duas demãos de spray.
O próximo passo foi fixar um dos cabos de vassoura numa tábua redonda, que servirá de base para a luminária.
Para isso ela fez um furo com uma serra copo para encaixar o cabo e parafusou esse cabo na tábua:
Em seguida ela uniu os outros 3 cabos de vassoura no cabo da base. Para isso ela usou uma corda.
No cabo da base ela colou um soquete e por último, encaixou a luminária japonesa.
2 - Mesinha de apoio
Essa mesinha é do blog Jóias de Casa . Ela é super versátil e pode ser usada do lado da cama como mesa de cabeceira, numa sala como bar, na cozinha, enfim, ela se adapta à qualquer espaço.
Para fazer essa mesinha ela usou um caixote de feira e 4 cabos de vassoura. E o primeiro passo foi tirar uma das laterais do caixote, pra ele ficar aberto e lixar a madeira.
Antes de partir para o tom azul, ela deu uma primeira demão de tinta branca. Isso sempre deixa a cor mais viva, então é uma ótima dica antes de colorir qualquer coisa.
Em seguida, ela cortou os 4 cabos de vassoura numa medida de 65cm, para fazer os pés da mesinha.
Com a furadeira (broca 4) ele fez dois furos guias em cada cabo, para depois fixar os pés no caixote.
Ela pintou os 4 cabos de amarelo e ficou um contraste super legal com o azul:
Os outros dois projetos são: cabideiro e outra mesinha lateral. Para ver essas ideias e conferir a explicação detalhada dessas de cima, é só conferir o meu vídeo:
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!
Uma ferramenta que sempre causa medo e dúvida na hora de ser usada é a furadeira. A primeira vez que eu usei a furadeira foi num curso de vitrine. Tive que furar a parede da escola para pendurar um balanço e lembro que me senti muito "adulta" fazendo isso sozinha.
A partir daí eu comecei a usar cada vez mais a furadeira e hoje considero ela essencial na hora de decorar a casa.
Qualquer prateleira, quadro, vaso precisa ser colocado com bucha e parafuso. Então vamos perder o medo da furadeira?
Escolha a broca, a bucha e o parafuso adequados
A escolha da broca vai depender do tamanho do furo e da superfície que você vai furar. A broca para madeira tem uma ponta diferente da broca para tijolo. Então primeiro pesquise o tipo de broca necessário para a sua superfície.
Em seguida, veja o peso do que você quer pendurar. Um espelho levinho, de até 2 quilos, pode ser pendurado com uma bucha e um parafuso 4. Já um espelho pesado, exige outra bucha e outro parafuso.
O tamanho da broca deve ser compatível com a bucha e com o parafuso que você vai usar. Depois que você definiu isso, você deve encaixar a broca na sua furadeira:
Marque a superfície
Depois que você já marcou com um lápis a superfície que vai furar, a minha dica é fazer essa marcação também com o parafuso.
Você coloca o parafuso na marcação e bate com o martelo. Isso evita que a furadeira escorregue e garante que o seu furo fique no lugar certo:
Faça o furo
Coloque a broca na marcação que você acabou de fazer e ligue a furadeira (minha dica é começar com uma velocidade baixa).
A furadeira deve entrar reta na superfície, para assim o parafuso também ficar reto.
Para conferir se o seu furo deu certo coloque o parafuso dentro dele e veja se ele entra até o final. Se ficar um pouco para fora, aumente o furo.
Coloque a bucha e o parafuso
O próximo passo é colocar a bucha e o parafuso. Vou dar uma dica que ajuda muito: coloque um pouco de óleo de cozinha nos dois.
A bucha você enfia com um martelo e o parafuso você vai colocar com a chave adequada.
Pareceu difícil? Fiz um vídeo com o passo a passo para tirar de vez as dúvidas com a furadeira:
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!
No mês passado foi aniversário da minha prima. Na hora de escolher um presente é sempre a mesma coisa: pensamos numa roupa. "Mas o que será que ela está precisando? Ela já tem tanta roupa"... E muitas vezes acabamos comprando mais do mesmo.
Dessa vez resolvemos inovar. Ela desenvolveu um novo hobby na quarentena, fazer drinks e por isso resolvemos presenteá-la com um kit bartender do Mercado Livre.
Para complementar eu fiz um kit porta temperos para colocar no espaço do bar e armazenar as especiarias usadas no preparo. Olha que legal que ficou:
Esse é um projeto fácil de fazer, barato e que você consegue fazer exatamente de acordo com a sua necessidade.
Como ele é leve, você pode colocá-lo do lado do fogão para ter os seus temperos sempre à mão na hora de cozinhar.
Se você quer colocar muito mais temperos, é só adicionar outra madeira embaixo e colocar mais potinhos.
MATERIAIS:
uma ripa de madeira de 34cm X 1,5cm (pedi numa marcenaria, é material de descarte);
6 potinhos de acrílico de 5cm X 5cm (você encontra em lojas de decoração de festas);
pedaço pequeno de fio de malha (ou um barbante);
furadeira com a broca 5;
cola quente;
temperos.
O primeiro passo foi tratar a ripa de madeira, ela tem que ficar lisinha e protegida. Para isso, você deve lixar a superfície e passar algum produto para proteção da madeira, como um verniz ou uma seladora.
Em seguida fiz um furo com a furadeira e a broca 5 em cada extremidade da ripa de madeira (no sentido da altura, conforme a foto abaixo):
Distribuí os 6 potinhos pela ripa e colei cada um com a cola quente. A tampa deve ficar para fora da ripa, para facilitar na hora de abrir e fechar:
Para fixar o porta temperos na parede, você vai usar uma cordinha, que pode ser um fio de malha, um barbante ou um fio colorido.
Eu usei fio de malha. Passei o fio pelo buraco da madeira (usei um grampo para ajudar nessa tarefa) e dei dois nós para o fio não ultrapassar a madeira.
Em seguida eu decorei cada potinho de tempero. Como eu já tinha um kit de temperos bonitinho, usei eles mesmo na decoração.
O último passo foi encher cada potinho com o tempero correspondente:
Gostou dessa ideia? Então assista aqui o vídeo com todos os detalhes para você não ter dúvidas:
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!
Uma coisa que eu acho muito legal fazer são brinquedos e presentes caseiros para os meus sobrinhos. Já fiz uma caixa sensorial para o meu sobrinho quando ele fez 1 ano, um painel de desenho para o meu sobrinho de 8, um painel de cozinha para o meu sobrinho de 7 anos e por aí vai...
E nesse dia das crianças separei algumas ideias para executar com eles. São projetos feitos com materiais muito fáceis de ter em casa, como caixas de supermercado, massinha, lápis de cor, papéis coloridos, entre outros.
Projetos com caixas de papelão
Com caixas de papelão (essas que pegamos no supermercado) dá pra fazer muita coisa legal. Juntando massinhas coloridas você constrói um labirinto.
Sabe aquelas caixas de laranja? Elas servem como base para esse brinquedo de colocar a bolinha na boca do palhaço.
Com alguns papéis coloridos você pode construir uma casinha para os seus bichinhos como essa aqui:
Com canudinhos, pregadores e uma bolinha de ping pong, você pode fazer o seu próprio pebolim:
Projetos com rolos de papel e caixas de leite
Você pode usar rolos de papel higiênico ou papel toalha e caixas de leite, sucos para fazer diversas brincadeiras, como esses castelos:
Cortando a caixa na metade e colando papéis coloridos, você cria diversos vagões de trem. Depois é só fazer um furinho entre eles, passar uma linha e o seu trem está pronto:
Projetos com pedaços de papelão
A mesma caixa que você pegou no supermercado pode ser toda recortada e render muitos brinquedos. Com ela toda recortada, pintada e com alguns recortes você pode criar blocos de construção:
Para criar o seu próprio dominó é fácil: você faz um molde de algumas formas, como estrelas, círculos, meia lua, coração. Com esses moldes e papéis coloridos você cria diversas combinações para o dominó:
Com tesoura e cola quente você cria diversos formatos, como casinha, prédios, árvores, carros, estradas. Depois é só colorir e você tem uma cidade para brincar.
Além dessas ideias, separei mais 5 que você pode conferir aqui no vídeo:
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!
Quem tem cozinha pequena muitas vezes sofre com a falta de espaço na hora de cozinhar, picar coisas, secar a louça limpa, etc.
Por isso separei 4 dicas para você aproveitar melhor o espaço da sua cozinha.
1 - Aproveite o espaço das paredes
Use o espaço livre das paredes para colocar coisas que você teria que guardar dentro do armário, como panelas, louças, temperos, cereais, etc.
Nessa casa, eles penduraram uma barra no teto para colocar as panelas, uma prateleira pequena para algumas louças e um imã para as facas. A geladeira também serve como suporte para o microondas:
Aqui foram usadas 3 barras na parede: a de cima ficou com as panelas, a do meio com as frigideiras menores, uma tesoura e duas cestas com utensílios de cozinha. A de baixo ficou com as frigideiras e com os utensílios maiores. Além de poupar espaço, já deixa a parede decorada:
Além de poupar espaço, o contraste da parede preta com as panelas prateadas já deixa a cozinha muito mais bonita.
2 - Use a bancada como mesa
Outra dica é ter a mesma bancada para cozinhar e para comer. Você pode fazer a bancada da cozinha prolongada e aproveitar esse espaço extra para o espaço das refeições.
Essa cozinha, que é bem pequena aproveitou também a área da parede para guarda louças e panelas:
Mais uma cozinha pequena e muito bem aproveitada e essa bancada tem uma altura perfeita para sovar massas, picar ingredientes, etc:
3 - Invista em um escorredor de parede
O escorredor de louças pode ser de dois modelos: aquele de pia, que fica em cima da bancada ou de parede. Esse segundo fica suspenso e por isso, a bancada fica livre.
Quando você vai fazer uma marcenaria planejada na cozinha, já pode pedir um gabinete com escorredor embutido, como esse aqui:
O meu escorredor é bem antigo e eu comprei ele quando morava num apartamento de 29m2 no Rio de Janeiro. A minha cozinha era muuuuuuito pequena (contei dela AQUI) e eu troquei o escorredor de plástico que veio no apartamento por esse modelo para colocar na barra.
Eu gostei bastante dessa solução e mantive ela no meu apartamento atual. Mas ele é pequeno e eu confesso que tenho bastante inveja daqueles escorredores grandes e suspensos rs.
4 - Aproveite o espaço dos seus móveis
Pense nos seus móveis como expositores: tem espaço sobrando na lateral? Coloque um organizador para os seus objetos.
Essa imagem foi uma que eu usei como inspiração do meu móvel do fogão (que eu contei AQUI). Eu enviei essa imagem para a marcenaria e pedi um porta temperos assim.
Na face lateral desse móvel foram instaladas duas barras para colocar utensílios. Uma ideia simples e que ajuda bastante na organização:
Outra ideia bem legal é usar dois nichos de prateleiras para criar um móvel maior e assim, armazenar panelas:
Para reproduzir essa ideia você pode fixar uma tábua no meio dos dois nichos e instalar uma barra para colocar as suas panelas no meio.
Além dessas ideias, gravei um vídeo com mais de 15 imagens, todas seguindo essas 4 dicas. Vamos conferir?
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!