16/12/2020

Como escolher um papel de parede

Cansou das suas paredes neutras? Uma boa alternativa para deixar a sua casa mais bonita e colorida é investir numa estampa para o seu ambiente. 

O papel de parede além de ser fácil de aplicar, tem muitas opções de cores e estampas. Ou seja, tem para todos os gostos e estilos.

Com tantas opções, como escolher um papel de parede? O ponto de partida para essa escolha é pensar nos tipos de estampa que você mais gosta. Uma visita ao seu guarda-roupa pode te ajudar nessa tarefa: quais as estampas que prevalecem nas suas roupas?  

Outra dica é pensar nos seus móveis: eles seguem a mesma cor? Você tem móveis de diversas cores? Aqui mais um paralelo com o seu guarda-roupa. Pense num móvel no tom da madeira como a calça jeans dos móveis, combina com tudo.

Ainda parece muito difícil? Então vou te ajudar falando um pouco sobre os tipos de  estampas.


1) ESTAMPA FLORAL


A estampa floral remete à natureza: são desenhos de flores e folhas. Se você não gosta de coisas muito coloridas, pode escolher um modelo neutro, como esse:


papel de parede


Já se você gosta de cores, pode apostar num modelo mais colorido e combinar a estampa com elementos da sua decoração.

Nesse quarto, as mesmas cores do papel de parede aparecem nos lençóis, nas almofadas e nos travesseiros: 


papel de parede floral



2) ESTAMPA GEOMÉTRICA


Eu sou muito fã desse tipo de estampa: no meu guarda-roupa você vai achar saia de bolinhas, blusas listradas, calça xadrez, etc.

Para uma decoração mais discreta, você pode novamente optar por um modelo com apenas duas cores. Nesse escritório, a estampa escolhida foi essa de triângulos cinzas:


papel de parede geométrico


Já se você adora cores, pode optar por uma estampa mais ousada, como essa aqui:


estampa geométrica


3) ESTAMPA BARROCA


A estampa barroca tem um desenho rebuscado e por isso pode deixar qualquer ambiente mais sofisticado. Olha como essa estampa deixou o banheiro clássico e elegante: 


papel de parede barroco



4) ESTAMPA VINTAGE


Você pode ter se deparado com esse tipo de estampa na hora de alugar um apartamento antigo, na cozinha ou no banheiro. Muitos azulejos dos anos 60 e 70 tem esse tipo de estampa.

Talvez por isso esse tipo de estampa torne o ambiente mais charmoso e aconchegante, com ares de casa de vovó:


papel de parede vintage


Além de combinar as estampas com elementos da sua decoração, você pode combinar o papel de parede com seus móveis.

Nesse cantinho de bar, o mesmo tom dourado do móvel foi usado na escolha do papel de parede:


estampa de bolinha


Essa mesma ideia foi usada nesse escritório: o tom da madeira da mesa, da cadeira e da luminária foi o ponto de partida para a escolha do papel de parede. 


papel de parede listrado


Além de colorir a sua parede, o papel de parede também pode ser usado para renovar um móvel sem graça.

Nesse projeto, a sobra do papel de parede foi usada para dar uma nova cor e uma nova vida aos bancos de madeira:


banco de madeira colorido
A casa eh sua


Com tantas ideias que tal começar o ano novo de parede nova?

Gostou? Então compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!




10/12/2020

Como fazer um enfeite de mesa

Conforme prometido vou dar algumas sugestões de presentes de Natal faça você mesmo. E o primeiro desses presentes foi esse enfeite de mesa.

Gostei tanto do resultado que fiquei com dó de me desfazer, mas presente bom é assim mesmo, aquele que você fica com vontade de ganhar:


enfeite de mesa


Ele foi feito com a sobra do piso do meu box. Tive que trocar o piso do box e comprei uma caixa desse piso. Ele é um hexágono de 25 cm. A lista de materiais foi a seguinte:
  • 3 placas de piso hexagonais de 25 cm;
  • fita crepe;
  • tinta spray nas cores azul e cobre;
  • folha de cortiça;
  • cola branca;
  • estilete.

A primeira coisa que eu fiz foi delimitar o espaço da tinta spray azul com a fita crepe.


piso de banheiro


Em seguida eu pintei a superfície com a tinta azul. Esperei secar (segui o tempo indicado na lata) e tirei a fita crepe.

O próximo passo foi pintar os hexágonos com a tinta cobre. Fiz o mesmo processo com a fita crepe: cobri todo o espaço que eu não queria que fosse pintado e passei o spray:


upcycling


Com a pintura pronta eu comecei o acabamento com a folha de cortiça. O piso tem uma superfície bem rústica na parte de baixo, então a cortiça faz muita diferença.

Eu passei bastante cola branca no piso e colei a cortiça. Coloquei alguns pesos em cima dos 3 hexágonos para a cola aderir melhor na superfície.

Com o estilete, eu recortei a cortiça rente ao meu novo enfeite: 


descanso de panela


O passo a passo para não ter dúvidas está aqui no vídeo:




E essa semana tem vídeo novo pra ajudar você nessa saga de presente de Natal bonito, barato e faça você mesmo.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!

30/11/2020

DIY ÁRVORE DE NATAL: 4 modelos faça você mesmo

Desde 2014 quando eu criei o blog, passei a inovar nas árvores de Natal que monto na minha mãe. Minha mãe sempre teve um pinheiro de Natal que era montado no começo de dezembro e que voltava para o armário lá pelo dia 10 de Janeiro.

Nos últimos anos esse pinheiro continuou guardado e eu fiz algumas árvores alternativas. Na minha pesquisa pra sair do tradicional, vi ideias para espaços pequenos (fiz um post AQUI) e ideias super criativas de árvores (post AQUI). 

Hoje vou falar sobre 4 maneiras pra quem gosta de pôr a mão na massa na hora de decorar a casa para o Natal.


1) Árvore de Natal de galhos

Eu já fiz essa árvore 3 vezes e em todas adorei o resultado. Ela é fácil de fazer, super barata e fica linda:


árvore de natal


A primeira coisa que você vai fazer é recolher alguns galhos para a sua árvore (lembre-se que é super importante higienizar antes de usar).

Coloque os galhos enfileirados, com a distância que você quer deixar para a sua árvore. Aqui é importante pensar no tamanho dos seus enfeites.

Como a árvore de Natal tem um formato triangular, você vai marcar esse formato nos galhos com uma fita crepe:


árvore de natal rústica


Em seguida, com um serrote, você vai cortar os galhos:


árvore de natal rústica


Para montar a estrutura da árvore você vai amarrar os galhos com um fio de nylon. Você vai fazer isso nas duas extremidades do galho: direita e esquerda.


árvore  de natal faça você mesmo


Com a estrutura pronta, você vai prender a sua árvore na parede. Como a minha árvore ficou pesada, eu usei bucha e parafuso na parede. Se você preferir usar um preguinho, preste atenção para não fazer um árvore muito pesada.


2) Árvore de Natal de luzes


Esse tipo de árvore eu nunca fiz, não tenho um fio de luz grande em casa, mas achei uma ideia simples e muito bonita também.

Você vai montar essa estrutura na quina da parede, entrelaçando os fios dessa maneira:


luzes de natal


3) Árvore de Natal de fotos


Essa é a minha árvore símbolo de 2020. Muita gente que costumava celebrar o Natal com a família vai ter que fazer uma festa menor.

Então uma boa ideia é colocar diversas fotos pra "reunir" a família do jeito que dá:


árvore de natal


4) Árvore de Natal com festão


O festão é aquele ramo que colocamos na árvore para enfeitar ou deixar a nossa árvore mais cheia. Você pode usá-lo como a estrutura da sua árvore.

Depois é só decorá-lo com bolas e luzes:


festão de arvore

Além desses, separei mais 8 modelos de árvore, vamos conferir?



Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!

23/11/2020

Como ter plantas em apartamento

Quem aqui é fã de plantinhas em casa? Eu acho que as plantas deixam o ambiente muito mais aconchegante e adoro ter diversos vasos em casa.

Se você também é fã das verdinhas vou te dar uma dica que uso muito aqui em casa: plantar sementes e fazer muda com plantas que eu já tenho.


costela de adao


Mudas de plantas pendentes


Entre as pendentes eu gosto de fazer mudas com dois tipos de planta: peperômia e jibóia.

Para fazer mudas com a peperômia você só precisa cortar um ramo da sua planta e deixá-lo na água. Ele vai criar raiz (leva cerca de 3 semanas) e você poderá colocá-lo em um novo vaso.


peperomia

peperomia


A jibóia tem umas proeminências pelos ramos e é justamente nesse local que a raiz começa a crescer. O processo é o mesmo, deixar na água e esperar.

É muito importante trocar a água com frequência,  para evitar a proliferação de mosquitos. Eu troco a cada 5 dias e coloco sempre uma gotinha de água sanitária.

Aqui nesse vidro, você consegue ver a jibóia já com a raiz desenvolvida e pronta para ir para a terra:


jiboia


Mudas de plantas não pendentes


Minha planta preferida para fazer mudas é a costela de adão. Eles cresce super rápido, fica muito bonita em qualquer lugar e é uma planta fácil de cuidar.

Do meu vaso original já fiz essa muda que enfeita o meu escritório:


costela de adao


Esse outro vasinho que também enfeita o meu escritório (esse vaso foi o enfeite da mesa do aniversário do meu sobrinho, é desses baratinhos que você compra em loja de decoração de festa):


costela de adao


Essa outra costela de adão enfeita o meu quarto. Ela fica na água, numa jarra que eu não usava nunca:


costela de adao


Para fazer a muda da costela de adão não basta simplesmente cortar a folha e colocá-la na água. Ela precisa ter raiz para se desenvolver.

Por isso é importante fazer o corte sempre com a raiz, em destaque aqui no círculo amarelo. Ela irá se desenvolver e aí sim, você pode passar para a terra.


costela de adao


Vaso com sementes


Eu também aproveito sementes de algumas frutas e legumes que compro no supermercado para fazer vasos. O abacate é uma dessas frutas.  

Para fazer um abacateiro você vai deixar o caroço do abacate na água e trocar essa água a cada dois dias. Depois de cerca de um mês a raiz cresce e quando a planta estiver com uns 21cm, você pode passar para o vaso.

Olha que lindo o meu vaso que foi para a terra há quatro meses:
 

abacateiro


Quer fazer um tour junto comigo e conhecer os vasos da minha casa e saber mais detalhes sobre as mudas? Veja o meu vídeo:




Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!




14/11/2020

O antes e depois do quarto de casal

A minha mãe tem um apartamento em Santos há muitos anos. E apesar dele ser bem aproveitado, sempre tem aquela coisa de ser o apartamento de praia, da bagunça, onde a decoração não é a coisa mais importante.

Em 2017 meu marido começou a trabalhar em Santos e aí eu aproveite para fazer várias melhorias no apartamento (deixei todos os vídeos organizados nessa playlist AQUI). Hoje vou mostrar o ANTES e DEPOIS do quarto de casal.

Como muitos apartamentos antigos, esse tinha toda a parede com armários e a cama ficava embutida entre os armários:


quarto de casal

Por isso a primeira coisa que eu fiz foi retirar os armários do lado da janela e as prateleiras de cima da cama. Isso já fez muita diferença, deixou o quarto bem mais claro. 

A cama eu troquei por um modelo box e fiz uma cabeceira com um tapete de EVA. 


cabeceira


As mesas de cabeceira foram feitas com duas gavetas velhas: uma eu fixei na parede como se fosse um nicho:


mesa de cabeceira


A outra eu coloquei em cima de um pezinho, que era de um banco da cozinha que estava sobrando:


mesa de cabeceira

O restante dos armário eu resolvi manter, afinal espaço para armazenar coisas é sempre muito útil. Eles estavam assim:


pintar guarda roupa

Optei por pintar a parte que fica na mesma parede da cama de branco e a da outra parede de cinza claro:


como pintar guarda-roupa

como pintar guarda-roupa

Além disso, fiz um efeito de cimento queimado na parede da entrada do quarto e coloquei alguns elementos coloridos para destacar com o cinza do cimento, como um espelho amarelo e um cabideiro vermelho.

Todos esse detalhes você pode conferir nesse vídeo aqui, do tour pelo quarto:



Gostei muito do resultado desse quarto. Apenas tirando o excesso de móveis, colorindo as paredes, podemos dar outra cara ao ambiente. Sem gastar muito.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!




29/10/2020

4 maneiras de reaproveitar cabos de vassoura

Outro dia estava andando a pé na minha rua e encontrei uma caçamba com 3 cabos de vassoura. Fiquei tentada à pegar, mas contive meu impulso de acumuladora porque não estou precisando de nada em casa.


Muita gente descarta os cabos de vassoura, mas eles podem servir para várias coisas legais e hoje vou mostrar algumas ideias para a sua casa.

1 - Luminária


Esse projeto é da Raíssa Gerra, do perfil Mania de decoração. Ela fez essa luminária com 4 cabos de vassoura.


luminária DIY


A primeira coisa que ela fez foi lixar a madeira dos 4 cabos. Em seguida, ela pintou todos eles com spray preto. Ela deu duas demãos de spray.


luminária faça você mesmo


O próximo passo foi fixar um dos cabos de vassoura numa tábua redonda, que servirá de base para a luminária.

Para isso ela fez um furo com uma serra copo para encaixar o cabo e parafusou esse cabo na tábua:


luminária DIY


Em seguida ela uniu os outros 3 cabos de vassoura no cabo da base. Para isso ela usou uma corda.

No cabo da base ela colou um soquete e por último, encaixou a luminária japonesa. 

2 - Mesinha de apoio


Essa mesinha é do blog Jóias de Casa . Ela é super versátil e pode ser usada do lado da cama como mesa de cabeceira, numa sala como bar, na cozinha, enfim, ela se adapta à qualquer espaço.


mesa DIY


Para fazer essa mesinha ela usou um caixote de feira e 4 cabos de vassoura.  E o primeiro passo foi tirar uma das laterais do caixote, pra ele ficar aberto e lixar a madeira.

Antes de partir para o tom azul, ela deu uma primeira demão de tinta branca. Isso sempre deixa a cor mais viva, então é uma ótima dica antes de colorir qualquer coisa.


mesinha faça você mesmo


Em seguida, ela cortou os 4 cabos de vassoura numa medida de 65cm, para fazer os pés da mesinha.

Com a furadeira (broca 4) ele fez dois furos guias em cada cabo, para depois fixar os pés no caixote.

Ela pintou os 4 cabos de amarelo e ficou um contraste super legal com o azul:


cabo de vassoura


Os outros dois projetos são: cabideiro e outra mesinha lateral. Para ver essas ideias e conferir a explicação detalhada dessas de cima, é só conferir o meu vídeo:




Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!


26/10/2020

Como usar a furadeira

Uma ferramenta que sempre causa medo e dúvida na hora de ser usada é a furadeira. A primeira vez que eu usei a furadeira foi num curso de vitrine. Tive que furar a parede da escola para pendurar um balanço e lembro que me senti muito "adulta" fazendo isso sozinha.

A partir daí eu comecei a usar cada vez mais a furadeira e hoje considero ela essencial na hora de decorar a casa. 

Qualquer prateleira, quadro, vaso precisa ser colocado com bucha e parafuso. Então vamos perder o medo da furadeira?


Escolha a broca, a bucha e o parafuso adequados



A escolha da broca vai depender do tamanho do furo e da superfície que você vai furar. A broca para madeira tem uma ponta diferente da broca para tijolo. Então primeiro pesquise o tipo de broca necessário para a sua superfície.

Em seguida, veja o peso do que você quer pendurar. Um espelho levinho, de até 2 quilos, pode ser pendurado com uma bucha e um parafuso 4. Já um espelho pesado, exige outra bucha e outro parafuso.

O tamanho da broca deve ser compatível com a bucha e com o parafuso que você vai usar. Depois que você definiu isso, você deve encaixar a broca na sua furadeira:


usar a furadeira

furadeira


Marque a superfície



Depois que você já marcou com um lápis a superfície que vai furar, a minha dica é fazer essa marcação também com o parafuso.

Você coloca o parafuso na marcação e bate com o martelo. Isso evita que a furadeira escorregue e garante que o seu furo fique no lugar certo:


furadeira como usar


Faça o furo



Coloque a broca na marcação que você acabou de fazer e ligue a furadeira (minha dica é começar com uma velocidade baixa).

A furadeira deve entrar reta na superfície, para assim o parafuso também ficar reto.


furar a parede


Para conferir se o seu furo deu certo coloque o parafuso dentro dele e veja se ele entra até o final. Se ficar um pouco para fora, aumente o furo.


Coloque a bucha e o parafuso



O próximo passo é colocar a bucha e o parafuso. Vou dar uma dica que ajuda muito: coloque um pouco de óleo de cozinha nos dois. 

A bucha você enfia com um martelo e o parafuso você vai colocar com a chave adequada.

Pareceu difícil? Fiz um vídeo com o passo a passo para tirar de vez as dúvidas com a furadeira:






Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!





15/10/2020

Como fazer um porta temperos

No mês passado foi aniversário da minha prima. Na hora de escolher um presente é sempre a mesma coisa: pensamos numa roupa. "Mas o que será que ela está precisando? Ela já tem tanta roupa"... E muitas vezes acabamos comprando mais do mesmo.

Dessa vez resolvemos inovar. Ela desenvolveu um novo hobby na quarentena, fazer drinks e por isso resolvemos presenteá-la com um kit bartender do Mercado Livre

Para complementar eu fiz um kit porta temperos para colocar no espaço do bar e armazenar as especiarias usadas no preparo. Olha que legal que ficou:


Porta temperos como fazer

Esse é um projeto fácil de fazer, barato e que você consegue fazer exatamente de acordo com a sua necessidade. 

Como ele é leve, você pode colocá-lo do lado do fogão para ter os seus temperos sempre à mão na hora de cozinhar.

Se você quer colocar muito mais temperos, é só adicionar outra madeira embaixo e colocar mais potinhos.

MATERIAIS:

  • uma ripa de madeira de 34cm X 1,5cm (pedi numa marcenaria, é material de descarte);
  • 6 potinhos de acrílico de 5cm X 5cm (você encontra em lojas de decoração de festas);
  • pedaço pequeno de fio de malha (ou um barbante);
  • furadeira com a broca 5;
  • cola quente;
  • temperos.

O primeiro passo foi tratar a ripa de madeira, ela tem que ficar lisinha e protegida. Para isso, você deve lixar a superfície e passar algum produto para proteção da madeira, como um verniz ou uma seladora.

Em seguida fiz um furo com a furadeira e a broca 5 em cada extremidade da ripa de madeira (no sentido da altura, conforme a foto abaixo):


porta temperos


Distribuí os 6 potinhos pela ripa e colei cada um com a cola quente. A tampa deve ficar para fora da ripa, para facilitar na hora de abrir e fechar:


guardar temperos

Para fixar o porta temperos na parede, você vai usar uma cordinha, que pode ser um fio de malha, um barbante ou um fio colorido. 

Eu usei fio de malha. Passei o fio pelo buraco da madeira (usei um grampo para ajudar nessa tarefa) e dei dois nós para o fio não ultrapassar a madeira.


porta temperos como fazer

Em seguida eu decorei cada potinho de tempero. Como eu já tinha um kit de temperos bonitinho, usei eles mesmo na decoração.


como fazer porta temperos

O último passo foi encher cada potinho com o tempero correspondente:


porta temperos

Gostou dessa ideia? Então assista aqui o vídeo com todos os detalhes para você não ter dúvidas:



Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos, com a sua família e ajuda a divulgar o blog e o canal. Muito obrigada!