Para quem gosta do universo faça você mesmo, umas das coisas super úteis de aprender a fazer é aplicar fita de borda num móvel. Além de dar o acabamento, ela protege o MDF da umidade, que pode deixar a madeira estufada.
Nas kitnets que estou decorando no edifício Mirante do Vale usamos 4 caixas de MDF para esconder os trituradores sanitários. As caixas estavam sem acabamento e aproveitei para fazer isso com meu cunhado, que trabalha com marcenaria e passou todos os truques na hora de aplicar a fita de borda.
Ela é vendida em diferentes cores e tamanhos. Você deve medir a espessura da sua madeira para saber o tamanho necessário. Você pode usar uma fita da mesma cor do seu móvel ou usar um outro contraste, como móvel de MDF branco e fita de borda de madeira.
O primeiro passo é colocar a fita sobre a superfície para calcular a quantidade de fita necessária. Deixamos uma folga de cerca de 0.5cm em cada superfície e cortamos com uma tesoura.
Para colar a fita você vai usar cola de contato, que é bem forte, então é preciso usar máscara. Aplicamos a cola em toda a superfície do MDF com um pincel.
Como o nome já indica, a cola de contato deve ser aplicada nas duas superfícies a serem coladas: a fita de borda e a caixa de MDF.
Então depois de aplicar no MDF, aplicamos a cola de contato em toda a extensão da fita de borda e deixamos ela num canto separada, para esperar o tempo indicado.
Enquanto isso, demos uma segunda demão de cola no MDF. Como ele é muito poroso, ele "chupa" a primeira demão de cola e por isso, a segunda demão é importante.
Esperamos o tempo necessário de cura da cola e colamos as duas superfícies. Colamos ela reta na parte de dentro e deixamos uma folga na lateral de fora:
Para a fita ficar bem colada é importante passar uma espátula ou qualquer coisa para alisar bem a fita na superfície. Usamos um pedacinho de madeira para isso.
Em seguida, usamos um esquadro e o estilete para garantir que a fita estava bem reta na hora de cortar:
Depois aplicamos a fita na maior superfície, seguindo a linha do MDF. Para cortar o excesso usamos uma lima e não o estilete aqui. A lima deixa a superfície retinha e o acabamento fica ótimo.
Fizemos isso em todas as laterais da caixa, para proteger todas as superfícies que estavam no MDF crú. Durante o processo, é normal escorrer um pouco de cola e a caixa ficar suja. Não se preocupe, isso é normal de acontecer e para limpar a caixa, usamos Thiner e um paninho.
Por último, com um pincel e uma tinta branca, demos alguns retoques nos lugares em que a parte branca da madeira estava lascada.
0 Comentarios