Como já tinha contado para vocês no Youtube e no Instagram, estou mudando de apartamento. Depois de mais de seis anos no mesmo lugar, consegui trocar o aluguel pelo financiamento e hoje vou apresentar para vocês o meu novo lar.
Logo que você entra você tem a sala, que é o maior cômodo do apartamento. Todo o piso é de taco e eu acabei de passar synteco nele:
Nessa parede aqui vai o piano e a minha primeira intervenção no apartamento foi essa: desloquei o interruptor que ficaria atrás do piano para a esquerda e coloquei um eletroduto aparente para passar a fiação sem ter que quebrar a parede.
Dividindo a cozinha e a sala temos essa porta veneziana super bonita, que foi o que mais me encantou nesse apartamento:
Na cozinha tem uma pedra bem grande, com duas alturas diferentes: uma mais baixa com a pia e espaço para o fogão e uma mais alta:
Ao lado da cozinha temos a área de serviço que por enquanto serve como depósito rs. Nela temos um tanque, um espaço para a máquina de lavar e vou colocar um varal suspenso no teto.
O apartamento tem dois quartos: uma suíte e um quarto menor que será o escritório. Ele tem um armário grande e super bom de madeira, que está precisando de uma pintura:
Na suíte temos um outro armário de madeira muito bom, em que eu pretendo apenas trocar os puxadores e uma outra porta veneziana que dá para uma "varandinha".
Na verdade não seria uma varanda, mas não sei como chamar esse cantinho. Nele eu pretendo fazer um espaço zen, um cantinho de leitura:
Vamos conhecer os outros detalhes do apartamento? Gravei um vídeo mostrando tudo, está disponível no canal do Youtube. Clique aqui e se inscreva para assistir!
Meu apartamento por enquanto está um tela em branco e teremos muitos projetos faça você mesmo por aqui.
Como eu já contei por aqui, estou de mudança para um novo apartamento. Por enquanto temos uma tela em branco cheia de possibilidades.
A grande sensação do apartamento e também o maior cômodo é a sala. Ela será divida na área de sofá / TV e área de jantar.
Para criar essa divisão a minha ideia era criar uma parede de tijolinhos na área da TV. E assim pesquisei sobre como ter uma parede de tijolo e hoje vou explicar todo o passo a passo para quem ter uma parede de tijolos aparentes.
MATERIAL DA SUA PAREDE
Para fazer uma parede de tijolo aparente você precisa ter tijolo na parede. E o único de saber isso é furar ou descascar a parede. Os três materiais mais usados nas construções são: bloco cerâmico, bloco de concreto e tijolo.
O bloco de concreto é cinza e os outros dois tem esse tom alaranjado. Então você pode começar com um furo pequeno na parede para analisar a cor do pó que sai dela.
Eu já tinha tirado um bucha do meu apartamento e saiu um pozinho laranja, então estava quase certa que teria uma parede de tijolinho.
COMO DESCASCAR A PAREDE
Eu comprei uma talhadeira e uma marreta para descascar a minha parede. Além disso, você vai precisar do seu muque e de paciência rs. Comecei a descascar e encontrei essa imagem aqui:
Dá pra ver um pontinho laranja lá no fundo e eu estava bem esperançosa. Peguei a furadeira porque estava bem duro e eu queria chegar logo no tijolo.
De repente a furadeira atravessou com tudo e eu cheguei num buraco:
Deu para adivinhar o material da minha parede? Pois é, temos bloco cerâmico aqui. Fuén fuén fuén... Infelizmente minha parede de tijolinhos não será possível.
E antes de você sair descascando a sua parede acho importante falar sobre a parede em si. Estamos tão acostumados com a moda da decoração industrial e materiais novos imitando o velho que esquecemos da particularidade do velho.
PAREDE DE TIJOLOS REAL
Uma parede de tijolinhos real vai te contar a história daquela construção: tem pedaços de massa, tijolos quebrados e a aparência dela é bem rústica.
Por isso é importante você se questionar sobre isso: eu gosto de algo mais rústico ou prefiro uma decoração mais clássica, mais uniforme?
PAREDE DE TIJOLOS DE MENTIRA
Muitas vezes gostamos da parede de tijolos perfeita e uniforme. Isso só é possível numa construção nova, em que a parede já é feita de tijolo aparente ou com revestimentos que imitam tijolo:
Olha como essa parede é toda retinha, sem falhas... Isso é impossível conseguir descascando uma parede antiga. Quando você já coloca uma parede de tijolos na construção o efeito é esse aqui:
Quer ver como foi o processo de descascar a parede e ver mais paredes tijolo real x parede de tijolo de falsa? Gravei um vídeo mostrando tudo, está disponível no canal do Youtube. Clique aqui e se inscreva para assistir!
Moro no mesmo apartamento há quase sete anos e depois de muitos projetos e finalmente sentir que a minha casa tem a minha cara chegou a hora de dizer adeus.
Mas a despedida é por um bom motivo e a grande mudança é que o novo apartamento é MEU. Posso fazer tudo o que eu tiver vontade e troquei um aluguel por um financiamento.
Quem me acompanha já viu todos o projetos que fiz na minha casa, mas resolvi fazer uma retrospectiva de tudo e foi muito legal rever e compartilhar as fotos do meu apartamento assim que eu entrei, no durante e como ele está atualmente.
1) A SALA
Meu apartamento fica num predinho, sem elevador e eu moro no segundo andar. A sala fica logo na entrada do apartamento, ela tem uma porta veneziana que dá para a varanda e tem vista para a copa das árvores.
Logo que eu mudei pintei a metade da parede de cinza escuro. Coloquei um sofá cama e alguns quadrinhos.
Em 2018 meu cunhado se mudou e me deu vários móveis que eram da casa dele. Isso causou uma verdadeira revolução na minha decoração. Troquei vários móveis e o piano, que ficava no escritório, veio para a sala.
Hoje minha sala está assim: pintei um cantinho mais claro ao lado da porta para destacar o bar, coloquei luzinhas de Natal e achei que ficou super aconchegante.
Logo ao lado da sala fica o banheiro e depois o meu quarto. Eu sempre sonhei com uma cozinha integrada com a sala e nesse apartamento isso era inviável.
2) O BANHEIRO
O meu banheiro tinha um azulejo que eu não gosta muito e a primeira mudança foi colocar um vinil adesivo preto para cobri-lo. Aproveitei e coloquei vinil colorido também no gabinete do espelho.
Coloquei alguns vasinhos, troquei o porta toalhas e também pintei a parte do box.
3) O QUARTO
Meu quarto começou com uma cabeceira que fiz usando um tapete e um varão de bambu. Fiz também duas mesinhas de cabeceira reutilizando duas caixas de vinho.
Em 2018 eu ganhei uma cama de madeira e resolvi pintar a parede atrás da cabeceira de verde.
Na outra parede coloquei uma arara de roupas, um cesto para o cobertor e alguns vasos:
Na pandemia fiz outras mudanças: pintei as janelas, pintei algumas paredes, instalei um varal de luz e um escorredor suspenso.
5) O ESCRITÓRIO
O escritório já foi quarto da bagunça, quarto da bagunça e do piano e hoje ele virou dois escritórios: o meu do meu marido.
Essa mudança eu fiz em plena pandemia, porque meu marido passou a trabalhar em casa e a solução foi botar a mão na massa e fazer um escritório confortável para ele.
Para isso comprei uma tábua de madeira, duas mãos francesas e uma cadeira ergonômica:
Quer ver mais fotos do antes e depois e também a minha varandinha? Gravei um vídeo mostrando tudo, está disponível no canal do Yotube. Clique aqui e se inscreva para assistir!